Mestre Faruc Hagi IBRAHIMO
Faruc Hagi IBRAHIMO é Mestrado em Governação e Administração Pública pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (2017), Licenciado em História pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (2007).
Até à data da sua nomeação para Chefe de Departamento de Cursos e Recursos Materiais do Centro Tecnológico do Ensino a Distância da Universidade Joaquim Chissano, estava afecto ao Departamento de Pesquisa do ex ISAP. Como pesquisador, coordenou o processo de elaboração de Manuais de Formação para os Administradores e Secretários Permanentes Distritais e Directores dos Serviços Distritais. Consultoria desenvolvida pelo extinto Instituto Superior de Administração Pública (ISAP) e foi financiada pelo então Ministério da Administração Estatal (MAE) através dos Fundos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -PNUD (2014), coordenou o Projecto de Concepção do Manual de Formação para os Chefes dos Postos Administrativos e de Localidades. Consultoria desenvolvida pelo extinto ISAP para o Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) e foi financiada pelo Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD (2018). Esteve na coordenação do Projecto de Capacitação de Docentes e Inovação Pedagógica através do Uso de Recursos e Artefactos Tecnológicos. Este projecto foi financiado pelos fundos do Banco Mundial canalizados ao Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI) no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior -MCTES - (2020-2021). Como docente foi assistente do Módulo de Métodos de Investigação no Instituto Superior Politécnico de Gaza – Distrito de Chókwè, Província de Gaza; Docente do Módulo de Métodos de Estudo e de Investigação na Escola Superior de Economia e Gestão (ESEG) – Delegação de Chókwè, Província de Gaza (2009); Docente do Módulo de Sociologia de Desenvolvimento no Curso de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Direitos Humanos em regime de Ensino à Distância no Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo GwazaMuthini – Distrito de Marracuene, Província de Maputo. (2018). É co-autor de Manuais de Formação para os Administradores e Secretários Permanentes Distritais e Directores dos Serviços Distritais.
Exerceu as funções de Assessor do Reitor do ISRI, Director Científico do ISRI e Coordenador dos Cursos de Mestrado em Administração Pública e Desenvolvimento, Relações Internacionais e Desenvolvimento – ISRI. É docente e investigador, Lecciona nos cursos de Mestrado em Administração Pública e Desenvolvimento, em Relações Internacionais e Desenvolvimento e em Segurança Marítima, oferecidos pela UJC. É professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Curso de Doutoramento em Estudos Estratégicos Internacionais.Publicou Obras e Artigos - Moçambique: Etnicidades, Nacionalismo e o Estado – Transição Inacabada in 1996;Pouvoiretréseauxsociaux au Mozambique, Appartenances, interactivitédu social etdu politique (1933-94), Paris, ConnaissancesetSavoirs, 2006, 644p;«A Problemática da cidadania no contexto da crise de legitimidade do Estado. A Governação e a representação social do poder político», inKonrad-Adenauer-Stiffung, Série de Debates: A promoção da cidadania e participação em Moçambique, 2005, Nº2, pp. 41-56.;«O Estado colonial, a elite (rural) indígena e a comunicação sistémica. Agregação e conflitualidade entre dominantes e dominados na circunscrição de Manjacaze, 1933-1973», Comunicação Apresentada à IV Reunião Internacional de História de África e Dinâmicas no Período Colonial, Maputo, Universidade Eduardo Mondlane, 8-11 de Setembro de 2004;«O Estado Unitário e a questão nacional. Uma reflexão sobre o caso moçambicano», in Magode, J. (Editor), Moçambique, Etnicidades, Nacionalismo e o Estado: Transição inacabada, Maputo, CEEI-ISRI, 1996, pp. 40-106;«Subsídios para o Estudo da Autoridade/Poder Tradicional em Moçambique: Uma abordagem histórico-antropológica», In Lundin, I.-Machava, F., (editores), Autoridade e Poder Tradicional, (Vol. I), Maputo, MAE/NDA, 1995, pp. 33-52.