As dinâmicas que se verificam no âmbito económico, político e social a nível mundial galvanizam os Estados a orientar/reorientar os seus processos de desenvolvimento. O desenvolvimento passou a ser uma preocupação constante na agenda dos países e na sua relação com a melhoria de vida das populações.
Actualmente, o desenvolvimento local tem merecido atenção especial, que pela sua característica brota com o envolvimento das comunidades na prossecução dos seus interesses para a melhoria das suas vidas. O desenvolvimento local é, sobretudo, um processo de aglutinação de factores de natureza económica, social, política, humana e cultural que visa acelerar o estágio de mudanças positivas que concorrem para a melhoria da vida dos habitantes locais.
Moçambique é um país que possui condições favoráveis para que o processo de desenvolvimento local ocorra de forma estruturada de modo a responder com as preocupações das populações a nível local. A existência de recursos naturais nas suas diversas formas, a estabilidade política, o capital humano, as diversas manifestações culturais e o engajamento da população local são elementos que podem impulsionar a promoção do desenvolvimento local.
Para uma melhor dinamização do processo de desenvolvimento local é vital dotar os actores que trabalham directamente com as comunidades locais de um conhecimento sistematizado e especializado na área de desenvolvimento local para uma melhor intervenção nas diferentes acções que contribuem para a promoção do desenvolvimento local.
Dados sendo actualizados...
O programa do curso está estruturado para sua operacionalização por um período de 2 anos, perfazendo uma duração normal de quatro semestres. Este período foi distribuído em três semestres lectivos e um semestre não lectivo. Os semestres lectivos serão reservados para a ministração das disciplinas curriculares, enquanto o último semestre será reservado para a pesquisa voltada para a produção da Dissertação de Mestrado. O curso prevê o número de créditos atribuídos de 120, repartidos de forma equilibrada ao longo dos quatro semestres.
MÓDULOS DAS UNIDADES CURRICULARES DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO LOCAL |
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PRIMEIRO SEMESTRE |
SEGUNDO SEMESTRE |
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01 -MICS |
Metodologia de Investigação em Ciências Sociais |
06 - GD |
Género e Desenvolvimento |
02 - CTD |
Conceitos e Teorias de Desenvolvimento |
07 - DEL |
Desenvolvimento Economico Local |
03- GD |
Comunicação e Marketing para Desenvolvimento Local |
08 - ED |
Economia de Desenvolvimento |
DPL -DESENVOLVIMENTO POLíTICO LOCAL |
04 -CTG Conceitos e Teorias de Governação |
09 - EDIL |
Empreendedorismo e Inovação no Desenvolvimento Local |
05 -CTGL Conceitos e Teorias de Governação Local |
08 - GE |
Geografia Económica |
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TERCEIRO SEMESTRE |
QUARTO SEMESTRE |
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11 - EIDL |
Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável |
16 - OMEDM |
Orientação Metodológica de Elaboração de Dissertação de Mestrado |
12 - SCARH |
Elaboração, Monitoria e Gestão de Projectos de Desenvolvimento |
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13 - EG |
Ecologia Geral |
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14 - NGCAL |
Negociação e Gestão de Conflitos de Desenvolvimento Local
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15 - STMGERH |
Seminários Temáticos de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos |
DISSERTAÇÃO |
O programa do Mestrado em Desenvolvimento Local da Faculdade de Economia e Negociosa em parceria com o Centro Tecnológico do ensino a Distância é académico e desenhado numa perspectiva inter e multidisciplinar, procurando fazer uma integração óptima entre diversas áreas do saber relacionadas com o processo de Desenvolvimento Local. Esta abordagem visa assegurar uma formação holística e integrada, que permita aos estudantes desenvolver capacidades teóricas, analíticas e comunicacionais, para operar de forma orientada na área de desenvolvimento local.
O número de créditos atribuídos para o Curso de Mestrado em Desenvolvimento Local da FEN em parceria com o CTEaD é de 120 Créditos Académicos, repartidos de forma equilibrada pelos semestres, tendo em conta o estabelecido no Quadro Curricular da Universidade Joaquim Chissano, de Janeiro de 2021 e pela Lei nº 27/2009 de 29 de Setembro, que aprova a Lei do Ensino Superior da República de Moçambique.
O Mestrado em Desenvolvimento Local será coordenado entre o Departamento da Pós-Graduação da FEN e o Departamento de Cursos e Recursos Materiais e o Departamento de Tutoria e Avaliação do CTEaD e será no regime de funcionamento de Ensino a Distância na modalidade 100% Online, com algumas sessões b-learning sempre que necessário.
A metodologia do processo de ensino-aprendizagem do curso será baseado em estratégias de ensino que tem como objectivo colocar o estudante como o agente principal da sua aprendizagem. Nesta perspectiva, o curriculum esta organizado segundo o enfoque das competências e na lógica de “situação-problema”, de modo a prover a articulação da aprendizagem com o contexto organizacional.
Para isso, serão utilizados diferentes recursos e artefactos tecnológicos, nos quais a finalidade é a “centralização no aluno”, no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, colocá-lo como protagonista da sua aprendizagem nos seguintes princípios pedagógicos:
A metodologia de ensino é baseada no seguinte processo sequencial: (i) ponto de situação dos conhecimentos básicos referente a matéria; (ii) desenvolvimento dos conceitos fundamentais, (iii) resolução de estudos de caso.
Além disso, os conteúdos dos módulos do curso dão ênfase na metodologia do processo de Ensino-aprendizagem orientada para o desenvolvimento de competências profissionais, entendidas como a capacidade de mobilizar conhecimentos (saber), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber ser e estar) em contextos específicos das actividades em trabalho.
As matérias de cada módulo do curso são ministradas de acordo com as modalidades pedagógicas mais ajustadas a cada conteúdo tais como: Fóruns de discussão, fóruns de debate, Chats, Fórum de Exercícios, trabalhos em grupo virtual, estudos de caso, “e-fólio” workshops, vídeos aulas, de forma a combinar a actualização de conhecimentos e conceitos com a análise e resolução de casos práticos. O ensino deverá utilizar tanto metodologias activas e técnicas de dinâmica de grupo como métodos de investigação.
A avaliação da aprendizagem tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: Avaliação Formativa “avaliação contínua” com peso de (40%) e Avaliação Sumativa “avaliação final” (60%). Os critérios de avaliação são claramente explicitados no plano de estudos e anunciados no início do módulo. Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular. No que respeita à avaliação contínua, será sistémica abrangendo todas as actividades que serão desenvolvidas pelos estudantes, contemplando um conjunto diverso de estratégias e instrumentos como:
Avaliação Formativa
a. Fórum de discussão – 10%
b. Chats (decorrentes de vídeo aulas) – 5%
c. Fórum de Exercícios – 10%
d. Trabalho em grupo – 10%
e. Presença contínua nas actividades (Fórum de discussão, Chats, Fórum de Exercícios e Trabalho em grupo) – 5%
No que concerne à avaliação final, será realizada no final de cada Módulo compreendendo:
Avaliação Sumativa
a. Avaliação final “exame” – 40%
b. Trabalho de fim do Módulo “e-fólio ou elaboração de um artigo científico” – 20%
O Cuso de Mestrado em Desenvolvimento Local será hospedado na Faculdade de Economia e Negócios da UJC, no Departamento da Pós-Graduação e operacionalizado em coordenação com o Departamento de Cursos e Recursos Materiais e o Departamento de Tutoria e Avaliação do CTEaD do Centro Tecnológico de Ensino a Distância da UJC. As aulas serão ministradas através da Plataforma de e-Learning da Escola Virtual do Centro Tecnológico do Ensino a Distância da UJC a partir das instalações do Centro Tecnológico de Ensino a Distância da UJC, 1o andar, avenida Karl Marx n.º 647, na Cidade de Maputo, Moçambique.
Podem candidatar-se Curso de Mestrado em Desenvolvimento Local titulares do grau de Licenciatura em Desenvolvimento Local, Estudos de Desenvolvimento, Administração Pública, Ciência Política, Relações Internacionais, Geografia, Psicologia, Gestão de empresas ou equivalente em áreas de ciências sociais e humanas ou outras áreas afins.
Outros requisitos:
§ Detentores de Média 12 valores de conclusão de licenciatura.
§ Experiência profissional mínima de três (3) anos, caso a média de conclusão de licenciatura seja inferior a 12 valores.
§ Licenciatura em outras áreas das ciências sociais ou exactas, sob a condição de frequentar o curso de reorientação académica, mediante o pagamento da respectiva taxa.
Avaliação positiva da análise documental, e aprovação no curso de reorientação quando aplicável.
A forma de culminação do curso é através da apresentação de uma Dissertação de Mestrado, conforme o estabelecido no Quadro Curricular da Universidade Joaquim Chissano. Os trabalhos preparatórios para a defesa da dissertação de mestrado ocorrem em três momentos diferentes. Primeiro, elaboração do projecto de pesquisa. Segundo, discussão do projecto de pesquisa em Seminários de Dissertação, que deve ser avaliado e defendido durante o decurso dos Seminários. Terceiro, produção da Dissertação, sob orientação de um supervisor, que deve ser um Professor Doutor ou um Mestre com experiência de supervisão comprovada. A defesa da dissertação é realizada perante um júri constituído por Professores Doutores ou Mestres da área especificas das áreas em estudo.
Recebe diploma de Mestre em Desenvolvimento Local, pela faculdade de Economia e Negócios da Universidade Joaquim Chissano, o estudante que seja
aprovado em todas as disciplinas curriculares; completa os créditos académicos necessários; e defenda a sua Dissertação de Mestrado.
Os estudantes que terminarem as disciplinas e completarem os créditos académicos do currículo e não consiga apresentar uma Dissertação de Mestrado podem ser atribuídos o Certificado de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, de acordo com o Artigo 16 do Decreto n° 32/2010, de 30 de Agosto, que cria o Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos, abreviadamente designado por SNATCA
As candidaturas devem ser realizados mediante o preenchimento electrónico de informações solicitadas através da entrada de cada Curso no INCREVE-SE e, submetendo em formato electrónico PDF dos documentos alistados segundo a ordem alistadas na Página de candidatura. Qualquer dúvida peca esclarecimento através da Secretaria Virtual (SV) ou através do e mail: secretariavirtual_ctead@ujc.ac.mz
Taxa de candidatura ao curso de mestrado: 4,000.00 (quatro mil) meticais para nacionais e 8000 (seis mil) meticais para estrangeiros
Taxa de reorientação por modulo 3,500.00 (três mil e quinhentos) meticais
Taxa de reorientação 3 módulos (Dez mil) meticais
Taxa única de matrícula: 8,000,00 (Oito mil) meticais para nacionais e 10, 000 (dez mil) meticais para estrangeiros;
Taxa da propina por Modulo: 8.000,00 (Oito mil) meticais para nacionais e 10,000.00 (dez mil) meticais para estrangeiros;
Taxa semestral da renovação da inscrição: 4,000.00 (Quatro mil) meticais para nacionais e 8,000.00 seis (Oito mil) meticais para estrangeiros.
Taxa única para a submissão de DM: 40.000,00 (Quarenta mil) meticais para nacionais e 60,000.00 (Sessenta mil) meticais para estrangeiros.
DADOS BANCARIOS
BANCO: Millennium Bim
TITULAR: Universidade Joaquim Chissano
NÚMERO DA CONTA: 489688205